1 – O que é Refeed?
O Refeed geralmente é definido como um aumento planejado na ingestão de calorias, que normalmente ocorre durante a dieta.
O Refeed pode gerar uma série de benefícios psicológicos e fisiológicos, como:
- Diminuição no risco de compulsão alimentar por meio da regulação da fome.
- Aumento da motivação e da testosterona.
- Melhoras nos níveis de dopamina e leptina.]
O mais poderoso desses efeitos é aquele com o qual a maioria das pessoas não está familiarizada. Relacionado à leptina, que regula a fome, a taxa metabólica, apetite, motivação e libido, além de auxiliar em outras funções no corpo.
Quando se está em déficit calórico e perde gordura corporal, os níveis de leptina diminuem. Portanto, faz com que a taxa metabólica diminua também e o apetite aumenta.
Por outro lado, quando o corpo recebe mais energia (calorias) do que o necessário, os níveis de leptina são aumentados, o que pode ter efeitos positivos sobre a oxidação de gordura , atividade da tireóide, humor e até níveis de testosterona.
O efeito geral do Refeed adequado, é que você se sente melhor fisicamente e psicologicamente, além de aumentar a aceleração da perda de gordura ao longo de 3 a 5 dias.
No entanto, a ressalva para isso é que requer autocontrole. Se você abusar desses períodos de Refeed, então você vai simplesmente ganhar muita gordura.
2 – Como planejar um dia de Refeed
Primeiro você deve determinar com que frequência você precisa de um dia de Refeed.
Se você é bastante magro ou nas fases mais profundas da dieta, você é mais suscetível à adaptação metabólica.
Ao cortar calorias, você gasta menos energia, principalmente porque você se movimenta menos, isso é chamado de termogênese adaptativa.
Em outras palavras, significa que, à medida que você faz dieta, seu gasto diário de energia diminuirá com o tempo, geralmente em grande quantidade, o que significa que seu déficit calórico ficará menor e menor a ponto de não estar mais em um déficit calórico
Portanto, quanto maior o déficit calórico e quanto maior a duração do déficit, maior será essa redução na taxa metabólica.
Depois de determinar quantas vezes você deve fazer os Refeeds, é vital definir uma meta calórica para cada realimentação.
Assim, a regulação de energia impedirá você de abusar e vai ajudar a obter os benefícios associados a um dia de Refeed.