A Língua Brasileira de Sinais é uma modalidade de linguagem que se utiliza de símbolos linguísticos estudados pela morfologia, sintaxe, semântica e fonologia.
Fato 01 – Libras é a Segunda Língua Oficial do Brasil
No Brasil, além do português como língua oficial, há também a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas do país, possui o mesmo status que o português.
Fato 02 – Existe um Sinal Próprio Para o Nome
Todos os surdos que usam a Libras para se comunicar, tem um sinal próprio, geralmente relacionado à sua aparência ou personalidade. Ouvintes também podem ter sinais! Mas, devem sempre ser batizados por surdos.
Fato 03 –Libras Possui Variações Regionais
Quem não conhece a língua de sinais, acha que ela é única e universal, porém ela tem muitas variações, inclusive de acordo com a região em que ela é falada. Por exemplo, o sinal “Pai” usado no Rio Grande do Sul, pode ser diferente em outras regiões do Brasil.
Fato 04 – Libras no Brasil tem Origem Francesa
Diferente do que aconteceu com a Língua Portuguesa, que tem como língua mãe o português de Portugal, a Libras é de origem francesa, tendo como língua mãe a Língua Francesa de Sinais.
Fato 05 – Acessibilidade em Libras é Obrigatório
Em janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A lei promove mudanças significativas em diversas áreas como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura. Uma das conquistas mais importantes é o acesso a informação.