Uma boa noite de sono é fundamental para repor as energias e manter uma vida saudável. Entretanto, devido ao estresse e ao ritmo de vida acelerado da vida moderna, muitas pessoas sofrem com insônia e apresentam dificuldades para dormir. Esses problemas podem ter sérias consequências, como: irritabilidade, sensação de cansaço e queda na resistência imunológica.
Quando nos preparamos para uma boa noite de sono, muitas vezes focamos nossa energia em criar a rotina de dormir ideal ou manter horários consistentes para ir para a cama e despertar. E, embora essas duas iniciativas sejam importantes, elas deixam de lado um fator: o ambiente do quarto propriamente dito.
De acordo com pesquisas, o ambiente de dormir afeta muito a qualidade do sono, e há muitos aspectos que contribuem para um quarto ideal que raramente levamos em conta no dia a dia.
Dica 01 – Mantenha o quarto arrumado
O ambiente é um grande influenciador do sono. Manter o quarto limpo e organizado faz toda a diferença. Lembre-se de trocar os lençóis a cada uma ou duas semanas e de manter tudo limpo.
Dica 02 – Quarto escuro de verdade
Se há aparelhos eletrônicos no quarto, descubra onde estão as fontes de luz e posicione-as de modo que não sejam vistas durante a noite. Isso vale tanto para luzinhas de carregadores ou da televisão como para o mostrador de despertadores e de relógios digitais.
Dica 03 – Escolha um bom colchão
A densidade do colchão deve se basear no peso de cada pessoa e permitir uma boa sustentação da coluna durante o sono. Se seu colchão já tem de cinco a sete anos, considere trocar, pois ele não oferece o nível ideal de conforto e suporte.
Dica 04 – Evite a luz azul
A luz azul à noite confunde o organismo, fazendo-o acreditar que é dia, o que aumenta os batimentos cardíacos e faz com que se fique alerta. Para isso podemos seguir pequenas práticas cotidianas que podem minimizar seu efeito.
A principal delas é evitar ou diminuir o uso dos aparelhos que emitam esse tipo de luz durante a noite. Se não puder ou não conseguir, recomenda-se o uso de filtros nas telas desses aparelhos ou o uso de óculos de lentes alaranjadas que inibem a ação da luz azul.
Mas não podemos considerar a luz azul como vilã da história, pois ela só é prejudicial à noite. Durante o dia torna-se fundamental, principalmente na manutenção de nossa saúde. Ela nos faz ficar alertas, melhora nosso humor e aumenta a produtividade.
E você? Como anda a qualidade de seu sono? Utiliza alguma dessas dicas? Deixe aqui abaixo nos comentários.. 😀