O envelhecimento é um processo natural da vida. Mas um dos maiores temores desta transição são a perda de autonomia e o aparecimento de doenças que afetam a memória. Se você busca ter longevidade é preciso viver bem, viver mais e com saúde! É pensar em movimento e fazer com que o corpo responda com vitalidade.
Segundo um novo estudo conduzido pela Harvard (Escola de Saúde Pública TH Chan). Manter cinco hábitos saudáveis (Dieta, Exercícios, Peso Corporal, Não beber muito álcool e Não Fumar) durante a vida adulta, pode acrescentar mais de uma década à expectativa de vida.
O estudo é a primeira análise abrangente do impacto que a adoção de fatores de estilo de vida de baixo risco tem na expectativa de vida.
“Este estudo ressaltou a importância de seguir hábitos de vida saudáveis para melhorar a longevidade na população dos EUA”, disse Frank Hu, presidente do Departamento de Nutrição da Harvard Chan School e autor sênior do estudo. “No entanto, a adesão a hábitos de vida saudáveis é muito baixa. Portanto, as políticas públicas devem colocar mais ênfase na criação de ambientes saudáveis, construídos e sociais para apoiar e promover uma dieta saudável e estilos de vida. ”
Estudo de Harvard: https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/CIRCULATIONAHA.117.032047
OBS: É importante ressaltar que esses 5 hábitos de vida saudáveis, não são os únicos hábitos que prolongam a vida, nem são os que prolongam a vida até a maior capacidade. Estes foram os cinco hábitos que os pesquisadores de Harvard selecionaram para testar.
Outros bons hábitos para a longevidade: 1- Conseguir Sono Suficiente / 2- Gestão do Estresse