A palatinose é considerada um carboidrato inteligente, fornece energia por mais tempo e ajuda na queima de gordura.
A Palatinose possui o índice glicêmico bem baixo (32) e por isso é digerida e absorvida na corrente sanguínea mais lentamente. Dessa forma, não produz pico de glicose no organismo, mantendo os níveis de insulina moderados, o que leva o corpo a manter os estoques de energia (glicogênio) muscular por mais tempo, levando o corpo a queimar mais gordura, além de reduzir a fome e a fadiga do atleta.
Entre os suplementos mais conhecidos e consumidos atualmente no pré-treino estão os produtos à base de maltodextrina, dextrose e sucarose, que pertencem à classe dos carboidratos simples e têm alto índice glicêmico. Isto significa que são rapidamente absorvidos pelo organismo, gerando um pico de energia rápido para que o atleta possa terminar uma prova ou treino de curta duração.
Ao contrário da maltodextrina, a palatinose não permite a promoção de altas taxas de açúcar na corrente sanguínea.
Hoje, a palatinose é fabricada em larga escala a partir da beterraba e isso só é possível graças a uma enzima natural que consegue modificar a estrutura molecular da sacarose. Por conta dessa característica, a palatinose é recomendada tanto para quem quer emagrecer, quanto para praticantes de atividade física e atletas!
PS: Para saber a dosagem e o melhor horário para utilização é preciso consultar um profissional qualificado.