Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de vegetais, frutas e cogumelos, obtido a partir da hidrogenação. O xilitol é tão doce quanto a sacarose, porém é cerca de 40% menos calórico e apenas 5% menos doce que o açúcar no sabor.
Embora ele pareça ser benéfico para o corpo é preciso lembrar que assim como qualquer outro alimento o xilitol deve ser utilizado com ponderação. A dose diária recomendada é de 60 gramas, que devem ser ingeridas no decorrer do dia e não de uma só vez.
É preciso ter bastante atenção em relação a essa quantidade, porque se ela for excedida o corpo pode sofrer com os efeitos laxativos do xilitol. Pois é, o estômago acaba ficando mais irritadiço, algo que pode afetar com mais intensidade pessoas celíacas ou com intolerância à lactose.
Outra questão importante é que o xilitol também engorda, então não pense que só porque ele possui esse ar mais saudável que poderá ser introduzido na sua dieta em quantidades exageradas.
Ainda assim, de uma forma geral ele é mais indicado para consumo do que outros tipos de adoçantes, como é o caso da stévia e da sacarina.