A sigla GTD — do inglês “Getting Things Done” — faz referência à metodologia criada por David Allen e ensinada em sua obra “A arte de fazer acontecer”. Consiste em um método simples e efetivo de 5 etapas que vão fazer você gerenciar todas as suas tarefas com mais eficiência.
O grande objetivo do Método GTD é minimizar o estresse e a ansiedade, ao mesmo tempo em que maximiza a produtividade.
Qualquer pessoa que queira ter uma vida mais organizada e produtiva pode se beneficiar do método GTD.
Aplicando o GTD – Os Cinco Passos Essenciais:
1 – Coletar: A coleta é feita para que você elimine tudo o que está na sua cabeça e fique com a mente clara e tranquila. Esta etapa consiste em você passar para o papel tudo o que tem que fazer. É uma forma de evitar de esquecer as tarefas ou ficar se preocupando.
2 – Processar: Nesta segunda etapa do GTD, você irá processar tudo o que foi anotado, ou seja, avaliar se o que anotou é uma ação, se é prioridade ou se pode ser adiada.
3 – Organizar: É importante ter suas listas de tarefas organizadas, para que possa acessá-las a qualquer momento.
4 – Revisar: Este é o momento para reavaliar as prioridades, atualizar as informações, definir as perspectivas, e verificar se tudo poderá ser feito de acordo com o plano traçado.
5 – Executar: Esse é o momento de colocar as suas listas em ação e realizar tudo aquilo que tem que ser feito no dia, sem estresse e sem ansiedade, apenas executando o planejado.
Depois de todas essas informações, é hora de fazer acontecer. Em pouco tempo, você vai notar que o seu dia estará mais organizado, planejado e produtivo.