o Pó da Canela possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Vários estudos provaram que o consumo diário de Canela em pó (pelo menos ½ colher de chá), pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e ao nível de açúcar no sangue.
A canela obtida a partir da espécie Cinnamomum verum é considerada como “canela verdadeira”. Mas a maioria das canelas que circulam no comércio é derivada de espécies relacionadas, como a Cassia (canela-chinesa). Embora relacionadas, canela e cássia não são obtidas da mesma planta, e devem ser tratadas como alimentos distintos.
Enquanto os níveis de cumarina presentes na canela verdadeira apresentam-se baixos, os níveis presentes nas cássias são bem maiores. Podendo ser até um risco a saúde quando consumido regularmente.
Na canela em pau, existem algumas características que facilitam a identificação, como a quantidade de lascas em cada vara. Enquanto a cássia apresenta apenas uma lasca, a canela-verdadeira tem lascas mais finas e sobrepostas, formando várias camadas.
Infelizmente, no caso da canela em pó, não há nenhuma maneira fácil para identificar se é verdadeira ou cássia. Depois de encontrar o verdadeiro pau de canela, pode ser utilizado um moedor de café ou um pilão para transformar em pó.
OBS: O uso da canela é contraindicado para gestantes por ser considerado abortivo.