Os plásticos são subprodutos da indústria de petróleo, derivados tanto do óleo, pela extração de matérias-primas durante o processo de refino do petróleo, quanto do gás natural. Pertencem ao grupo dos polímeros (moléculas ligadas entre si em cadeias longas de repetição). Que podem ser adaptadas de acordo com a sua finalidade.
Os Ftalatos, produtos químicos usados para tornar o plástico mais flexível e o Bisphenol-A (BPA), usado no revestimento de comida enlata e das garrafas de água, podem trazer diversos efeitos negativos para o corpo humano.
Estudos sugerem que, ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, a substância pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano, trazendo danos à saúde, como infertilidade, endometriose e câncer.
Ninguém sabe o quão tóxicos são os plásticos, mas estes materiais contêm aditivos químicos, por isso é importante que se evite plástico, com escolhas inteligentes. Confira abaixo algumas alternativas:
Alternativas
- Use recipientes de vidro ou inox para armazenar alimentos.
- Utilize sacolas retornáveis, ecobags.
- No mercado, opte por produtos com menos embalagens.
- Prefira o papel manteiga ao papel filme, pois é feito com fibras vegetais.
- Quando comprar brinquedos, opte pelos de madeira ou tecido.
- Consuma sempre com consciência. Só compre produtos que forem necessários.
- Ao levar comida no micro-ondas, cubra com uma toalha especial, em vez de tampas de plástico.
- Para bebês, escolha mamadeiras de vidro e com bico de silicone.
- Escolher garrafas e objetos livres de bisfenol A.
- Opte por garrafas de refrigerantes e bebidas retornáveis.