A vitamina D é o nome dado ao grupo de compostos solúveis em lipídios. Essencial ao corpo humano e necessária para a absorção do cálcio. Funciona como um hormônio no organismo, de forma a regular as taxas de cálcio e fósforo.
Só é ativada por meio da exposição ao sol, ou mais precisamente aos raios ultravioletas do tipo B (UVB). Estes raios são responsáveis por 80 a 90% do total de vitamina D que o corpo recebe.
As quantidades diárias necessárias de vitamina D variam conforme a idade, aumentando ao longo do crescimento. Por ser lipossolúvel o corpo consegue fazer reservas a serem usadas em dias que o consumo da vitamina seja baixo demais.
A suplementação adequada não dispensa a necessidade de exposição ao sol, que deve ser reposta através da alimentação ou ingestão de medicamentos manipulados. A vitamina D em bons níveis preveni e trata doenças.
Confira abaixo os principais benefícios:
Saúde Óssea: Desenvolvimento e manutenção dos ossos, através da regulação do cálcio.
Maior Imunidade: Capacidade de estimular o sistema imunológico, capaz de proteger o corpo de muitas doenças.
Reduz o Risco de Diabetes: Possui impacto positivo sobre a secreção de insulina, de modo que amplia a capacidade do corpo de processar o açúcar.
Saúde Cardiovascular: Efeito positivo da vitamina D sobre as artérias, reduzindo a pressão arterial de pessoas hipertensas, estabelecendo também um menor risco de infarto.
Ganho de Massa Muscular: Auxilia na síntese de proteínas, e ajuda na saúde muscular como um todo.
Saúde Hormonal: Estimula a produção adequada de estrogênio nas mulheres e de testosterona nos homens.