Com a queda na temperatura e o aumento das chuvas. Os casos de crise alérgica, gripe e resfriado, se tornam cada vez mais frequentes. É preciso saber diferenciar os sintomas dessas doenças.
Gripe – é causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações sazonais. Os sintomas costumam ser mais intensos e incluem febre alta, dores musculares, cansaço e dificuldade para respirar.
Resfriado – causado pelo rinovírus em 70% dos casos. Sendo mais de 100 tipos, daí a dificuldade de se desenvolver uma vacina. Na grande maioria dos casos, o resfriado afeta: nariz, ouvido ou garganta, provocando coriza, irritação das mucosas, tosse, espirros e, às vezes febre baixa.
Alergias – resposta do organismo a substâncias consideradas alérgicas. Muitas vezes confundida com sintomas de gripes e resfriados: Coriza, espirros, prurido (mais ralo e incolor) e obstrução nasal. Ao contrário de gripes e resfriados, são causadas pelo contato direto com a substância que causa a irritação e não causam febre e mal-estar generalizado.